Jejum intermitente, é bom pra quem?
- carolina rispoli leal
- 26 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de jul.
Jejum intermitente é uma estratégia nutricional que alterna períodos de jejum e alimentação, induzindo o corpo a entrar em estado de cetose em que o corpo utiliza gordura como fonte de energia por falta de glicose suficiente. Mas será que ela é saudável?

Jejum intermitente é uma estratégia nutricional que alterna períodos de jejum e alimentação, induzindo o corpo a entrar em estado de cetose em que o corpo utiliza gordura como fonte de energia por falta de glicose suficiente.
Os nutricionistas utilizam dessa ferramenta geralmente quando ocorre o efeito platô, onde mesmo com restrição calórica e atividade física, não há emagrecimento.
O jejum intermitente deve ser feito com a orientação de um nutricionista e por tempo limitado.
Também é utilizado em pacientes com obesidade e síndrome metabólica para melhorar a ação dos hormônios envolvidos na resposta de fome e saciedade.
O jejum intermitente pode ter alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, cansaço extremo, tontura, aumento do cortisol, entre outros. Por isso, deve ser feito com a orientação de um nutricionista e por tempo limitado.
Existem outros recursos para ajudar no emagrecimento, pensados considerando o perfil de cada pessoa e estilo de vida.
Veja mais sobre emagrecimentos clicando aqui.



Comentários