Alimentação e saúde da mulher
- carolina rispoli leal
- 26 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de jun.
Ao longo da vida, as mulheres passam por importantes períodos de transição hormonal que acarretam em alterações metabólicas, físicas e mentais. Veja abaixo como a alimentação impacta e auxilia a saúde da mulher.

Ao longo da vida, as mulheres passam por três importantes períodos de transição hormonal que acarretam em alterações metabólicas, físicas e metais: a adolescência, a gravidez e a menopausa. Os alimentos podem ajudar a superar os desafios em cada uma dessas fases, então saber fazer as combinações ideais vai ajudar você a ter resultados e viver cada período da vida de forma mais plena e feliz.
Na adolescência, o alto nível de estrogênio requer uma combinação de alimentos mais crus, baixos níveis de gordura saturada e elevado consumo de fibra. Dessa forma, pode ajudar no manejo das acnes, compulsão alimentar e cólicas menstruais.
A gravidez é um período que requer uma atenção extra na alimentação: o consumo de grande variedade de vitaminas e minerais é essencial tanto para a mãe quanto para o bebê.
E na menopausa, a atenção é direcionada para minimizar os desagradáveis sintomas provocados pela diminuição dos hormônios. As sementes, como linhaça, girassol - que são ricas em fitosteróis -, e alimentos como cacau, uva e chás - que contém os compostos bioativos - ajudam a aliviar esses sintomas.
"Na menopausa, a atenção é direcionada para minimizar os desagradáveis sintomas provocados pela diminuição dos hormônios."
Por isso, a necessidade de um acompanhamento nutricional é um diferencial para quem quer ter saúde e qualidade de vida.



Comentários